MINDCUB3R (versão Portuguesa)

Já lá vai algum tempo desde o último robot partilhado aqui no blog, mas volta hoje em grande com o espetacular MINDCUB3R, que resolve o famosos cubos da Rubik! O robot é da autoria de David Gilday.
Este robot é composto por uma base com quatro apoios que suporta todo o resto do robot. Assentes nessa mesma base está um motor grande que permite a rotação do apoio do cubo, o tijolo inteligente que comanda todo o processo, o motor pequeno que permite a movimentação do sensor de cores (que lê as cores de cada face para serem analizadas pelo programa que mais tarde explicarei) e ainda uma espécie de um braço que possibilita as "jogadas" e ainda os movimentos na vertical. 
Este braço está associado a outro motor grande! Na parte central do mesmo suporte está presente o sensor de infravermelhos, que permite saber se o cubo já foi colocado ou foi retirado, para iniciar ou terminar a resolução.





O programa deste robot é disponibilizado no mesmo site onde podemos encontrar as instruções de montagem (aqui)! O programa não é o habitual conjunto de blocos que tem sido publicado aqui no blog, mas sim uma junção disso com um código compilado em C++, que é o cérebro deste robot!
Pouco posso dizer sobre este programa, pois não possuo grandes conhecimentos sobre esta linguagem de programação, mas posso explicar como funciona! Em ordem a funcionar corretamente têm de ser seguidas todas as instruções à risca! 
Inicialmente coloca-se o cubo no seu lugar, quando a ordem para o fazer surge no display do tijolo inteligente. Quando é detetada a presença do cubo pelo sensor infravermelhos, o sensor de cor avança e começa ler quadrado por quadrado de cada face até ter visto todas! Caso tenha ocorrido alguma falha na leitura de alguns quadrados, todas as faces voltam a ser analisadas (até um máximo de 3 vezes). Quando é concluida a análise, o sensor recua e o código em C++ entra em ação, fazendo movimentar os motores como verificarão em baixo. Como podem ver o programa "normal": 


Vejamos agora o video onde podemos ver este fantástico robot resolver então o cubo!


Se gostaram desta pequena mensagem sobre este pequeno jogo de Basketball comentem ou ponham gosto e subscrevam o blog! Vejam as outras mensagens e fiquem atentos para as próximas!  Visitem também o nosso Canal do YOUTUBE para verem estes robots em ação! Obrigado! 

FOR ENGLISH VERSION OF MINDCUB3R

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tiver alguma dúvida não esite em perguntar nos comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...