BASK3TBALL (versão Portuguesa)

Aqui está mais um robot... Um pouco diferente do habitual e já irão perceber porquê. Este robot é uma mistura das peças Lego normais, com as peças Lego Technic que são as utilizadas no set Mindstorms EV3. Como podem reparar pelo nome que lhe dei, este é uma espécie de cesto de basketball onde o objetivo é conseguirmos fazer as bolas passarem pelo pneu que está a servir de cesto! Infelizmente, o design não é melhor comparado com muitos jogos semelhantes como bowling ou pimball, mas com as peças que possuo é que se pode fazer...
Este robot é constituído por duas bases principalmente. Primeiro, a base mais importante, onde está assente a tabela, o cesto e a conduta por onde a bola desliza após ter sido encestada! Na base que suporta tudo isto está o fim da conduta e o sensor de cor, que deteta se foi ponto ou nao! Também nesta base inferior coloquei umas "grades" de proteção para a bola não saltar para longe, e ainda uma cobertura para o tijolo inteligente! No topo desta cobertura está colocado o sensor de toque, que irão perceber para que serve.




O programa para este robot, só é "ativo" quando o sensor de toque é pressionado, e é quando podemos começar os nossos lançamentos. Sempre que marcamos um cesto, e a bola passa no sensor é adicionado mais 1 à variável "Points". O valor dessa variável é imprimido no display sempre que há uma alteração no valor! Os lançamentos deixam de ser contados a partir do momento em que o sensor de toque volta a ser pressionado!


Vejamos agora o habitual video onde tudo o que foi descrito se pode confirmar:


Se gostaram desta pequena mensagem sobre este pequeno jogo de Basketball comentem ou ponham gosto e subscrevam o blog! Vejam as outras mensagens e fiquem atentos para as próximas!  Visitem também o nosso canal do youtube para verem estes robots em ação! Obrigado! 

FOR ENGLISH VERSION OF BASK3TBALL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se tiver alguma dúvida não esite em perguntar nos comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...